segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Tudo Sobre..



O QUE É?
É a deliberada perda de peso ou a manutenção em níveis abaixo do recomendável por vontade própria. A perda de peso pode ser pela abstenção de alimentos "que engordam", com regimes, com o uso de inibidores do apetite, com purgantes ou diuréticos, induzindo vômitos ou praticando exercícios pesados. A pessoa com este problema adota todo um comportamento direcionado para o emagrecimento e sofre de um verdadeiro pânico de engordar.


SINTOMAS.

O principal sintoma é o emagrecimento. O peso cai assustadoramente. Anoréxicas com 42 Kg são "normais" em comparação a casos mais graves. Freqüentemente o peso chega a 36, 32, 28 Kg ou menos(dependendo da estatura óssea,altura,etc).
Os vômitos podem ser provocados ao ingerirem comida com calorias acima do que elas "se permitem". Os vômitos são provocados com os dedos, com cabos de colher, com arames, etc. Isso pode acontecer no banheiro, no chuveiro e se não for possível, em vasos de plantas, sacos plásticos, papel higiênico, onde for possível. Se não vomitarem se sentem sujas por dentro e completamente "estufadas".

•Interrupção da menstruação, Excesso de exercícios físicos, A paciente tem uma visão distorcida do próprio corpo (acha que está gorda, quando está abusivamente magra), Restrição de diversas comidas, Usar roupas largas para esconder o quanto emagreceu , Uso (geralmente escondido) de diuréticos, laxantes, hormônios de tireóide e pílulas para emagrecer, Isolamento social e dificuldade para namoros e vida sexual, Adoram cozinhar e servir comida para os outros, Qualquer comentário externo que ela tenha emagrecido deixa a pessoa feliz podendo ser um impulso a mais para perder mais peso, "Desculpas" para não comer, "Desconforto" com a presença da comida, Hábitos alimentares diferentes,como cortar a comida em minúsculos pedaços, Frio excessivo, Olhar o peso na balança frequentemente, Aparência pálida, Culpa ou vergonha de comer, Não há outros distúrbios de saúde que expliquem a perda de peso, Dores de cabeça, Difiuldade de comer em frente aos outros, Perfeccionismo, Depressão,irritabilidade,mudanças de humor constante.

•A anorexia pode não ser percebida em suas fases iniciais, porque começa frequentemente com uma dieta inocente. Segue-se com exercícios físicos exagerados. Há anoréxicos que chegam a "malhar" três horas seguidas por dia, num esforço de queimar calorias, a fim de perder peso. No caso de homens, muito mais raro, eles tendem a praticar esportes pesados, como levantamento de pesos. Acontece às vezes de a doença não ser percebida pela família mesmo nos estágios mais avançados, porque a anoréxica geralmente prefere vestir roupas muito largas.


Causas.

Não se conhecem as causas fundamentais da Anorexia Nervosa. Há autores que evidenciam como causa a interação sociocultural mal adaptada, fatores biológicos, mecanismos psicológicos menos específicos e especial vulnerabilidade de personalidade.


Tipos.

Tipo Restritivo. Neste tipo a perda de peso é conseguida principalmente através de dietas, jejuns ou exercícios excessivos. Durante o episódio atual, esses pacientes não se desenvolveram compulsões periódicas ou purgações.

Tipo Compulsão Periódica/Purgativo. É quando o paciente se envolve regularmente em compulsões de comer seguidas de purgações durante o episódio atual de anorexia. A maioria dos pacientes com Anorexia Nervosa que comem compulsivamente também fazem purgações mediante vômitos auto-induzidos ou uso indevido de laxantes, diuréticos ou enemas. Alguns pacientes incluídos neste subtipo não comem de forma compulsiva, mas fazem purgações regularmente mesmo após o consumo de pequenas quantidades de alimentos. Aparentemente, a maior parte dos pacientes com o Tipo Compulsão Periódica/Purgativo dedica-se a esses comportamentos pelo menos 1 vez por semana.Neste caso a paciente transfere seu medo de engordar, adquirido na fase oral, para a região anal. Os vômitos seguidos destróem a flora estomacal e o uso indiscriminado de laxantes, a flora intestinal.


(texto: anorexianervosa.hpg)

2 comentários:

  1. MUITO LEGAL ESSE ASSUNTO SOBRE ANOREXIA, TEMOS QUE DIVULGAR PARA AJUDAR, ISSO É UMA TRAGÉDIA NOSSOS GOVERNANTES DEVERIAM OLHAR COM CARINHO E SER MAIS ENÉRGICOS COM AS PESSOAS QUE INCENTIVAM AS MODELOS A PRATICAREM ESSE TIPO DE DIETA QUE LEVAM A MORTE. PARABÉNS PELA INICIATIVA.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog. Eu tenho anorexia nervosa e entendo totalmente o horrível que é alguém passar por isto... Os posts que fizeram conseguem retratar muito bem a nossa realidade e tudo aquilo que nós sofremos...

    ResponderExcluir