terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

' O que me nutre me destrói '


A anorexia e a bulimia estão entre as principais causas de morte de mulheres jovens em todo o mundo. Dois de cada dez casos de anorexia levam à morte. As vítimas são jovens que ainda estão no colégio ou na universidade e colocam em risco suas vidas pelo temor obsessivo de engordar. Suas personalidades estão apenas se formando quando a anorexia e a bulimia aparecem repentinamente. “É um fenômeno que vem aumentando nos últimos anos”, afirmou a psicóloga Maria Luísa Triana, do colégio feminino Marymout de Bogotá, Colômbia.Um dos casos mais célebres foi o da supermodelo Kate Moss, musa de Calvin Klein. Aos 26 anos, considerada um dos ícones da beleza feminina, a modelo terminou hospitalizada por anorexia. Além de chegar à moda e ao poder, a anorexia e a bulimia têm tirado o sono de milhares de famílias anônimas em todo o mundo. “Uma menina que chegou quando já estava na etapa crônica de anorexia, não resistiu e morreu”, contou a psicóloga e terapeuta Susana Otero.A anorexia e a bulimia são transtornos alimentares. Seu período de evolução se dá entre 3 e 60 meses e, em média, dura 15 meses, segundo os principais estudos sobre o tema. Neste período, dependendo do paciente, a doença pode se complicar e levar à morte.
Uma outra complicação da doença é que muitas paciente, quando estão recuperando peso graças aos tratamentos médicos, se sentem gordas e chegam a um ponto tão grande de ansiedade e desespero que optam pelo suicídio. São casos extremos, mas de acordo com psicólogos que trataram da doença, ocorrem. A causa de morte mais comum entre pacientes anoréxicas, no entanto, é arritmia cardíaca, originada pela desnutrição.
Em geral, as famílias só detectam a anorexia e a bulimia quando a situação já é de emergência e o caso é crônico, pois a doença é de difícil diagnóstico. Quanto mais tarde a doença for identificada, porém maiores são os riscos de que ela termine de maneira fatal.


(texto: terra/saude)

Nenhum comentário:

Postar um comentário